11 de outubro de 2017

Tudo Sobre o Outubro Rosa

O que é o Outubro Rosa?

Para quem não sabe, o Outubro Rosa é um movimento internacional, que acontece todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça periodicamente o autoexame das mamas.

Quando a campanha surgiu?

O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados fazendo campanhas isoladas sobre o tema.

Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi depois disso, inclusive, que os laços cor de rosa, símbolo do movimento, começaram a aparecer.

“Celebrando nossas sobreviventes”

O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York.

Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e outros eventos.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. Somente em outubro de 2002, o primeiro sinal do envolvimento com a campanha apareceu, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Apenas em 2008, o Outubro Rosa ganhou força em várias cidades brasileiras, que faziam campanhas, promoviam corridas e, assim como no resto do mundo, iluminavam os principais monumentos com a cor rosa durante a noite. Lindo, não é?!

Outubro Rosa x Câncer de Mama

Um levantamento inédito, realizado pelo A.C. Camargo Cancer Center, ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, levando em conta o quanto isso está relacionado com a possibilidade de cura. Os principais pontos do estudo revelam que 11,4% das pacientes foram diagnosticadas até os 39 anos e 28,7%, entre 40 e 49 anos. Assim, quatro entre dez pacientes souberam da doença antes dos 50 anos.

Infelizmente, esse tipo de câncer é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção. No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua alto, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, já com a doença em estado avançado.

Por isso, a Nayane Rodrigues Lingerie apoia o Outubro Rosa, preza pela sua saúde e deixa o alerta: previna-se sempre!

Fontes: Area de Mulher e M de Mulher